Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Auricélio Bezerra dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T17:33:44Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T17:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9967 | - |
dc.description | SANTOS, A. B. Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A referida pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem detectadas nas práticas de leitura e escrita dos alunos em anos iniciais do Ensino Fundamental, podendo, assim, contribuir para que novas metodologias de ensino possam ser desenvolvidas diante das reflexões sobre o ensino de leitura e escrita para crianças associadas a esse nível de ensino. O interesse pela temática surgiu a partir da observação de leitura dos alunos em sala de aula e pela constatação da falta de interesse dos mesmos, ao reconhecer a importância de questionar a respeito das dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita. Para tanto, apresentamos algumas reflexões a respeito do que causa tanta dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita nos alunos, assim como as discussões a respeito do déficit na aprendizagem de crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental. Salientamos que essas reflexões devem ocorrer em conjunto com a análise das práticas educativas presentes na sala de aula, em discussão com a família, para que juntos se descubra a melhor forma de trabalhar com leitura na sala de aula, com o intuito que todas as crianças desenvolvam em si a prática social da leitura. Portanto, as observações durante os estágios I e III nos deram uma oportunidade de vivenciar e discutir as práticas utilizadas na escola, podendo comparar com os referenciais teóricos utilizados. Dentre esses referenciais, estão os PCN e Paulo Freire, em seu “A importância do ato de ler”, no qual sustenta que a leitura é algo interessante e desafiador, que, quando conquistado plenamente, dará autonomia e independência, formando leitores e cidadãos conscientes dos direitos e deveres. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Auricélio Bezerra dos Santos.pdf | PDF - Auricélio Bezerra dos Santos | 96.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.