Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neles, Raimundo Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T17:59:03Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T17:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9973 | - |
dc.description | NELES, R. Q. Avaliação da alfabetização. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta diferentes formas de avaliação ocorridas no processo educacional e algumas reflexões a partir das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Somamos a isso o contexto da escola, onde encontramos turmas dos anos iniciais onde foi realizada a pesquisa durante os estágios supervisionados. Além das informações coletadas nesse estágio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com diversos autores que abordam a temática. Nessa perspectiva trazemos para o nosso texto alguns exemplos de diferentes concepções de avaliação, desde a concepção tradicional, perpassando pelas avaliações nacionais e internacionais, apresentando como exemplo da primeira, a Provinha Brasil e a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e a forma como essa acontece na escola pesquisada. Para uma melhor compreensão da avaliação dessa última, trazemos para o nosso trabalho um pouco do que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas ações para alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, destacando os instrumentos de avaliação sugeridos pelo programa e a sua avaliação nacional – ANA. Essa pesquisa nos levou à compreensão do que é de fato uma avaliação diagnóstica, que tem como norte a progressão do aluno à medida que esse vai avançando em sua aprendizagem, bem como a reflexão sobre a prática docente que permite propor os desafios que possibilitam esses avanços e com isso um novo olhar sobre a avaliação nos processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliações | pt_BR |
dc.title | Avaliação da alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raimundo Queiroz Neles.pdf | PDF - Raimundo Queiroz Neles | 77.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.