Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Luciana Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T18:31:19Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T18:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9977 | - |
dc.description | ALVES, L. R. Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa está fundamentada na educação popular e na literatura de cordel, fazendo um relato de sua história, suas manifestações e efeitos através do tempo. A cultura popular destaca as valiosas descobertas sobre as origens de sua própria cultura relacionada à nova interpretação das classes sociais na medida em que valoriza o saber das camadas mais pobres ao longo dos anos e sua influência na vida das pessoas. A cultura de um lugar não representa apenas os costumes ou a arte de um povo, mas, simboliza, sobretudo, a sua essência, sua verdadeira identidade. Esses símbolos são manifestos através da nossa música, dança, literatura, teatro e religiosidade e de muitas outras formas que influenciam o nosso jeito de expressar nossos sentimentos e emoções. A educação popular é considerada uma corrente de pensamento e de resistência cultural, marcada por lutas de grandes movimentos populares que conquistaram espaço de reconhecimento de toda uma tradição da cultura popular que atravessa o tempo. Diante disso, o presente trabalho pretende mostrar a importância das contribuições trazidas a partir da educação popular e da literatura de cordel, na nossa prática pedagógica. Sugerimos uma abordagem em que a literatura de cordel seja aplicada na sala de aula, como parte do cotidiano da prática pedagógica docente, apresentando a cultura popular e seus valores e oferecendo contribuições para a prática de alfabetização e letramento. Para isso, nos fundamentamos em Freire (2011), Mello (et all, 2008) para compreendermos a educação popular sua história e conceito. Quanto à literatura de cordel, nos embasamos em Luytem (2005) para compreender seus temas essenciais, e em Ayala (2003) e Pinheiro (2002) para aplicá-la em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Otacílio Gomes da Silva Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.title | Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciana Ramos Alves.pdf | PDF - Luciana Ramos Alves | 57.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.