Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9982
Título: A desigualdade social na concepção de Jean-Jacques Rousseau
Autor(es): Lima, Marcela Pereira de
Palavras-chave: Filosofia francesa
Estado de natureza
Desigualdade social
Propriedade privada
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho terá como objeto de pesquisa a desigualdade social na concepção do filosofo Jean-Jacques Rousseau, com a finalidade de encontrar a sua origem. Ou seja, se ela é natural ou não, e o momento em que ela surge, desde o estado de natureza até a socialização, como também a síntese da desigualdade, a propriedade privada. Contudo, há tipos de desigualdades, onde somente uma afetará a vida do homem e a relação com a natureza. É através de uma faculdade de aperfeiçoamento ou perfectibilidade do homem que ascendem devido a fatores externos e impulsiona a novas realidades que não tem volta. Foi utilizada como metodologia as referidas obras do filosofo, para melhor resultado e compreensão do tema. Para compreender essa etapa em que o homem sai do estado de natureza rumo ao progresso das coisas, será elaborado um percurso desse estado até a criação do contrato civil para melhor apresentar sua teoria filosófica e política. O intuito do trabalho é, além de demonstrar o surgimento da desigualdade e sua origem, é compreendê-la através de uma pesquisa teórica de um tema pertinente à vida do homem para logo lançar a proposta do contrato social como um modelo político baseado em leis, que vem justificar um novo modelo de economia que trouxe os homens a desigualdades árduas gerando uma guerra.
Descrição: Lima, M. P. de. A desigualdade social na concepção de Jean-Jacques Rousseau. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9982
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Pereira de Lima.pdf622.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.