Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fabíola Sales da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T12:48:43Z | - |
dc.date.available | 2016-06-07T12:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9997 | - |
dc.description | SILVA, F. S. da. "O espelho" em sequência didática: proposta ao ensino de língua. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do desafio de trazer o texto literário à sala de aula de modo a significá-lo e torná-lo pertinente à vivência de cada aluno, pensar métodos para essa implementação literária nas aulas de Língua Portuguesa é de suma importância. Diante disso, é possível afirmar que o ensino de Língua, hoje e como um todo, ainda está enraizado em concepções diversas de sua natureza e função, o que, porventura, contribui para aulas enfadonhas e desmotivadoras. Nesse sentido, o presente trabalho se dispõe a propor uma Sequência Didática (SD) que preza pelo uso do texto literário como alicerce para produções orais e escritas de alunos. Para tanto, o objeto central da SD aqui proposta o conto “O Espelho” de Machado de Assis, e como produto textual pretendido com ela temos o gênero diário elaborado a partir da tipologia textual descritiva. Assim, como aporte teórico de nossa pesquisa temos estudiosos como Colomer (2007), Travaglia (2009), Kleiman (2012), Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), entre outros. Diante do estudado, foi possível perceber quais as diversas possíveis contribuições da SD para a efetivação do uso do texto literário em sala de aula, bem como as possibilidades de produção oral (através de debates e discussões) e escrita que ela abre margem. Nesse sentido, concluímos que a metodologia da SD é efetiva e eficaz como possibilidade ao ensino de Língua e à produção de textos em todas as esferas de uso da Língua. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Marcos Rosendo de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | "O espelho" em sequência didática: proposta ao ensino de língua | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabíola Sales da Silva.pdf | 612.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.