Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10071
Título: Uma abordagem introdutória de alguns conceitos e aplicações de nanotecnologia no Ensino Médio
Autor(es): Formiga, Marcos Alves
Palavras-chave: Nanotecnologia
Nanociência
Ensino de Física
Aprendizagem de Ausubel
Data do documento: 30-Mar-2016
Resumo: A física ensinada em muitas das escolas, em especial as públicas, deixa muito a desejar, quando se leva em consideração os avanços tecnológicos e científicos atuais. O fato, é que o ensino dessa disciplina, por muitas vezes, não aborda situações que aproximem os conceitos teóricos do cotidiano dos alunos. Isso faz com que a matéria não desperte interesse em grande parte dos alunos. Sendo assim , o objetivo desse trabalho foi fazer uma abordagem, de forma introdutória, sobre alguns conceitos e aplicações da nanotecnologia e , no ensino médio. A abordagem foi baseada na teoria de aprendizagem de Ausubel e aplicada a uma turma do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública. Seguindo os pressupostos dessa teoria, inicialmente foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios sobre o tema abordado; em seguida, foi ministrada uma aula com o tema proposto, levando em consideração, também, algumas indagações por partes de alguns alunos; após essas etapas, a fim de verificar se houve uma aprendizagem significativa, o questionário foi novamente aplicado.
Descrição: FORMIGA, M. A. Uma abordagem introdutória de alguns conceitos e aplicações de nanotecnologia no Ensino Médio. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10071
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Alves Formiga.pdfPDF - Marcos Alves Formiga1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.