Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10098
Título: Literatura de cordel no ciberespaço: o hipertexto como produção/recepção da linguagem popular
Autor(es): Silva, André Luiz da
Palavras-chave: Literatura de cordel
Ciberespaço
Linguagem popular
Produção
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: Na contemporaneidade, a divulgação do cordel sofre o impacto do surgimento das novas tecnologias que modificam drasticamente a disseminação da informação. Este artigo traz um estudo sobre o uso do hipertexto na produção/recepção da linguagem popular e tem como objetivo descrever como as novas tecnologias de produção de linguagens digitais interferem na divulgação do cordel, ao ser transportado do folheto para a tela. A revisão bibliográfica para a produção desta pesquisa foi feita com base em vários autores, dentre eles, destacamos: Aranha (2007), Justino (2006), Komesu (2005), Lévy (1999), Lemos (2010), Marcuschi (2005, 2008), Saraiva (2004) e Xavier (2009). Os procedimentos metodológicos para a produção deste artigo foram divididos em duas fases distintas: a primeira relacionada ao estudo das fontes de pesquisa, as quais fundamentaram a análise sobre o uso do hipertexto nos cordéis divulgados no ambiente virtual. A segunda fase consistiu no entrecruzamento entre os dados obtidos através dos referenciais teóricos com o corpus em estudo, o site Projeto Cordel. Ao final desta pesquisa, chegamos a conclusão de que o uso do hipertexto intensifica a divulgação do cordel na internet, configurando-se também como um novo mecanismo de escrita e leitura, impulsionando a produção e a recepção deste tipo de literatura, devido às particularidades da cultura digital.
Descrição: SILVA, A. L da. Literatura de cordel no ciberespaço: o hipertexto como produção/recepção da linguagem popular. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10098
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Luiz da Silva.pdf11.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.