Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10100
Título: A interface intertextual implícita entre o personagem Aslam e a pessoa de Jesus, representados, respectivamente, nas crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda roupa e nos textos bíblicos
Autor(es): Arruda, Samara Marques
Palavras-chave: Intertextualidade
Texto sagrado - Bíblia
Crônica
Leitura
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O conhecimento é indissociável do homem e a pós-modernidade tornou a leitura indispensável à aquisição de informações, seja qual for a natureza do texto; sendo este acessível ao indivíduo, a assimilação de dados fundamenta a construção intelectual, o que é fulcral ao desenvolvimento de um olhar sobre o que se almeja conhecer. Este trabalho tem por objetivo apresentar a possibilidade de leitura intertextual entre a Crônica: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis, na década de 50, e textos bíblicos. Para tanto, faremos uma breve revisão teórica sobre o tema da intertextualidade, mais especificamente intertextualidade implícita; além de um breve contexto histórico de As Crônicas de Nárnia, e fatos sobre a vida de seu respectivo autor, baseados nos estudos de LIRA (2010), como também as influencias sofridas por ele para a construção da obra. Discorreremos, também, em breves informações, sobre a bíblia, utilizando-nos dos seus textos, entendendo sua validade como texto-base para analise intertextual numa perspectiva linguística, partindo do pressuposto do texto como uma unidade de sentido. A análise dos dados intertextuais baseou-se no comparativo entre os personagens Aslam e Jesus, além de alguns elementos simbólicos narrados na crônica. A escolha do autor está relacionada às suas declarações de fé cristã, visto que valores cristãos estão presentes em sua escrita literária. Os textos são comparados evidenciando os diálogos possíveis entre os mesmos, esclarecendo ainda mais sobre o assunto estudado.
Descrição: ARRUDA, S. M. A interface intertextual implícita entre o personagem Aslam e a pessoa de Jesus, representados, respectivamente, nas crônicas de Nárnia: O leão, A feiticeira e o guarda roupa e nos textos bíblicos. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10100
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Marques Arruda.pdf8.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.