Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10137
Título: A idealização de um corpo magro: a construção de "novas" identidades e ideologias
Autor(es): Santos, Cláudia Costa
Palavras-chave: Análise do discurso
Ideologia
Identidade
Costumes alimentares
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O presente artigo está situado no campo da Análise do Discurso (AD), versão francesa, a fim de destacar a linguagem como o locus adequado para a produção do discurso ideológico, ou seja, é no estudo do discurso que se torna perceptível a ideologia transmitida, assim, pretende-se investigar o aparecimento de „novos‟ hábitos alimentares a partir do discurso analisado em periódicos de circulação nacional, de uma mesma editora, voltados à divulgação de “hábitos saudáveis” e “práticas de emagrecimento”. Com base nesse contexto, esse trabalho apresenta a seguinte questão-problema: De que modo o discurso constitutivo de capas de revistas, em periódicos de circulação nacional, promove a construção de “novas” identidades? Para tanto, a revisão bibliográfica fundamenta uma análise de base interpretativa. Esta análise objetiva interpretar os discursos em torno de costumes alimentares, na tentativa de explicar o fenômeno do processo identitário. Assim, é possível declarar que os hábitos alimentares de parcela da população são fortemente influenciados pelos discursos presentes nas revistas selecionadas, uma vez que promovem a identidade do corpo magro, associando-a a questões de saúde, para transmitir ideologia específica que na verdade promove apenas os interesses de setores da sociedade.
Descrição: SANTOS, C. C. A idealização de um corpo magro: a construção de "novas" identidades e ideologias. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10137
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Costa Santos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.