Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10149
Título: Conceito de função: Uma abordagem dos aspectos históricos e aplicações voltadas para o ensino
Autor(es): Silva, Thiago dos Santos
Palavras-chave: Função
Ensino de Matemática
Matemática
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho busca fazer uma análise do conceito de função, a partir do seu desenvolvimento ao longo da história, destacando a importância da sua compreensão como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de outros assuntos em matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em alguns livros e artigos referentes ao conceito de função. Nosso objetivo é oferecer um material didático que possibilite ao leitor uma reflexão sobre o processo pelo qual o conceito de função passou para ser formalizado, destacando suas aplicações e o seu aporte para outras áreas do conhecimento. O trabalho foi subdividido em cinco etapas: Contexto histórico (enfatizando sua origem nas ciências naturais e destacando as contribuições desde os povos da Antiguidade aos matemáticos do Período Moderno); Funções (trazendo definições; notações e conjuntos especiais); Representações (diagrama de flechas, tabular, analítica e gráfica); Ensino (tratando os desafios enfrentados pelos professores de matemática durante o ensino de função e trazendo sugestões para uma compreensão significativa que vão do ensino de outros conceitos a atividades); e Aplicações (abordando situações presentes no cotidiano do aluno). Esperamos que este trabalho favoreça a compreensão do conceito de função e suas interpretações: como relação entre quantidades variáveis, relação entre conjuntos e transformação.
Descrição: SILVA, T. dos S. Conceito de função: Uma abordagem dos aspectos históricos e aplicações voltadas para o ensino. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10149
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago dos Santos Silva.pdfPDF - Thiago dos Santos Silva1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.