Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10181
Título: Reflexões sobre desenvolvimento moral de crianças e adolescentes na perspectiva de Kohlberg
Autor(es): Araújo, Kiever Jonny do Nascimento
Palavras-chave: Desenvolvimento moral
Teoria de Kohlberg
Psicologia do desenvolvimento
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar a existência da relação entre o nível de desenvolvimento moral e as variáveis sexo (masculino/ feminino), escola (particular/ pública) e conjectura familiar (pais separados/ pais casados), buscando entender como se dá o processo de desenvolvimento moral possibilitando assim uma reflexão da prática escolar. Foi Utilizado um questionário, contendo dilemas morais embasados na teoria de Kohlberg, a fim de verificar o nível de desenvolvimento moral. Participaram da pesquisa 143 crianças e adolescentes do 6° ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande. Foi realizado posteriormente análise quantitativa dos dados por meio do programa estatístico IMB SPSS. Observou-se que as variáveis sexo, e escola estão correlacionado com o nível de desenvolvimento moral das crianças e adolescentes, constatando-se que tanto as mulheres quanto os alunos provenientes da escola pública possuem maior índices de desenvolvimento moral.
Descrição: ARAÚJO, K. J. do N. Reflexões sobre desenvolvimento moral de crianças e adolescentes na perspectiva de Kohlberg. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10181
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kiever Jonny do Nascimento Araújo.pdfPDF - Kiever Jonny do Nascimento Araújo782.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.