Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10183
Título: Brincadeira sem inocência: Problematizando agenciamentos heteronormativos na arte de brincar
Autor(es): Lima, Stive Anderson Ferreira
Palavras-chave: Gênero
Brincadeiras
Heteronormatividade
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este trabalho é fruto da minha experiência de estágio psicoterapia ludoterápica em duas brinquedotecas do Hospital Geral CLIPSI, na cidade de Campina Grande – Paraíba, com crianças internas nas alas pediátricas e das provocações epistemológicas resultantes da minha participação no projeto de extensão e pesquisa “Todxs Juntxs Somos Fortes: enfrentando o racismo e a violência contra a mulher e LGBTTfobia no território da Borborema”. As interpelações que apresentam apontam como as construções de feminilidades e masculinidades começam desde cedo na vida de um indivíduo em nossa sociedade. Nesse processo, os brinquedos e as brincadeiras, os quais acompanham as crianças das mais variadas origens e camadas sociais, assumem uma posição central enquanto agentes da socialização. É com base nos estudos e vivências do grupo de pesquisa, das minhas implicações pessoais com o tema da brincadeira e da infância, da minha prática, dos relatos de experiências, dos diários de campos e da pesquisa etnográfica que problematizarei como o brincar atua no adestramento das condutas de gênero e como tal adestramento contribui para a criação de estratégias de controle historicamente instaladas no ocidente.
Descrição: LIMA, S. A. F. Brincadeira sem inocência: Problematizando agenciamentos heteronormativos na arte de brincar. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10183
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stive Anderson Ferreira Lima.pdfPDF - Stive Anderson Ferreira Lima632.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.