Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10221
Título: Vivências de monitoria em estágio supervisionado: as dificuldades do professor de língua inglesa em contexto da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Cruz, Edson Costa
Palavras-chave: Formação de professor
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Prática docente
Data do documento: 5-Mai-2016
Resumo: O presente estudo apresenta uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por um professor de Língua Inglesa frente aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observadas por um estagiário em momento de monitoria. Este trabalho, que tem suporte teórico em Pimenta e Lima (2011), Perrenoud (1999), Arroyo (2006), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino de Inglês, foi realizado em turmas do 2° e 3° anos do ensino médio EJA, e aborda os princípios teóricos do Estudo de Caso, inserindo-se no escopo da Linguística Aplicada, no viés da pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, visto que focaliza um determinado campo restrito, qual seja, a experiência de observação de um futuro professor em uma sala de aula de Língua Inglesa, realizada em turmas do ensino médio EJA no turno da noite de uma escola da rede Estadual de Ensino. Ao realizar este trabalho objetivamos analisar quais são as dificuldades enfrentadas por um professor de Língua Inglesa nesse contexto, e como elas afetam diretamente o desenvolvimento do trabalho do professor. Com o instrumento do estudo, conseguimos perceber que as dificuldades enfrentadas pelo professor de LI são inúmeras, bem como os desafios, mas que é possível transpassar tais dificuldades fazendo uso da formação continuada, visando encontrar estratégias de ensino que se adaptem às necessidades dos alunos no contexto da EJA e alternativas para as adversidades encontradas no dia a dia da profissão. Portanto, esse estudo contribuirá para uma reflexão do licenciando sobre a profissão que exercerá, além de permitir a ele perceber as dificuldades enfrentadas por um professor de LI em um contexto de uma escola pública na Educação de Jovens e Adultos, como elas podem ser vencidas e como elas afetam diretamente o desenvolvimento do trabalho desse profissional.
Descrição: CRUZ, E.C. Vivências de monitoria em estágio supervisionado: as dificuldades do professor de língua inglesa em contexto da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10221
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Costa Cruz.pdf436.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.