Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10224
Título: Análise das construções discursivas de alunos do ensino médio acerca do jovem em poemas e letras de música
Autor(es): Souza, Fabiana Maria dos Santos
Palavras-chave: Ensino de literatura
Leitura
Juventude
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: ensino de literatura tem como objetivo principal a formação leitora, todavia, por um apego a questões formais, o que, em geral, se ensina são questões historicistas, que contemplam escolas literárias, seus aspectos, principais autores, tudo isso com fins avaliativos. Assim, a formação leitora fica em segundo plano, o letramento literário é praticamente inexistente, substituído por uma leitura de decodificação, superficial. Com vistas a oferecer novas perspectivas, os documentos oficiais especificam o que se deve levar em consideração para promover um ensino literário de qualidade, mas há dificuldades em se implementar as propostas. Com isso em mente, o presente trabalho visa demonstrar através da descrição e análise da aplicação de uma sequência didática, uma proposta para um ensino de literatura humanizador, que prime pelo prazer estético ao se ler, pela fruição, a formação leitora, de fato. A sequência foi aplicada em uma turma do 2º Ano do ensino médio, da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira, localizada no município de Equador, RN, e obteve êxito quanto à formação leitora, em função da metodologia de ensino que contempla aulas expositivo-dialogadas, com elementos de ludicidade, estímulo à interação dos discentes, foco em um tema norteador, que serviu para despertar a atenção e o interesse dos alunos para o texto, conseguindo gerar conhecimento, ao invés de apenas transmitir conteúdos. A base teórica deste trabalho se sustenta nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e suas propostas de como de se dar o ensino de literatura em sala de aula, como também, nas pesquisas de Candido (1995) e suas considerações sobre o que é literatura e sua função humanizadora; Abreu (2006) com a relação entre literatura, leitura e cultura; Colomer (2007) falando da importância da leitura literária na escola; Maria (2008) que discorre sobre a importância da leitura; Freitas (2005) que enfatiza a questão da leitura em tempos de internet, além de outros autores. Palavras-Chave:
Descrição: SOUZA, F. M. dos S. Análise das construções discursivas de alunos do ensino médio acerca do jovem em poemas e letras de música. 2016. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10224
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Maria dos Santos Souza.pdf4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.