Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Vanuza Lopes-
dc.date.accessioned2016-06-20T16:29:21Z-
dc.date.available2016-06-20T16:29:21Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227-
dc.descriptionVIEIRA, V. L. O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractObjetivamos neste trabalho faz uma reflexão sobre a prática de leitura e produção textual sob um olhar da vivência do Estágio Supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Raul Córdula, numa sala de aula do ensino médio. O estágio supervisionado é uma etapa indispensável na formação do futuro professor, pois é através da regência que o aluno-professor aprimora competências essenciais para o seu futuro desempenho docente. Dessa forma, indagamos: como o Estágio ajuda o aluno-estagiário na formação do professor de Língua Portuguesa? Qual é a melhor metodologia para trabalhar a leitura e a escrita numa sala de aula de ensino médio? A metodologia utilizada contribui para o processo ensino e aprendizagem? Neste trabalho, tentaremos responder essas e outras questões baseados nas literaturas que fundamentam tal estudo. Para isso, nos apoiamos em teóricos a exemplo de: Pimenta e Lima (2004), Almeida (2013), Soares, (1988), entre outros. Considerando que o estágio Supervisionado permite a confirmação das teorias estudadas com a prática da regência, entendemos que faz-se necessário que o professor-aluno investigue o contexto educativo na sua complexidade e reflita sobre a sua prática profissional e as práticas escolares, de modo a enfrentar os desafios e problemas que essas práticas apresentam e tentar resolvê-los através de um comportamento crítico-reflexivo ancorado nas teorias que dizem respeito ao processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Cleia Gurjão Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanuza Lopes Vieira.pdf585.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.