Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10258
Título: Dualidade da seca no sertão em Vidas Secas
Autor(es): Brito, Luana Venâncio Eleutério de
Palavras-chave: Dualidade
Sertão
Nordeste
Vidas secas
Análise literária
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho é ressaltar a dualidade da seca no Sertão, a partir da análise da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A literatura possibilita fazer abordagens de diferentes áreas do conhecimento. O desafio desta pesquisa é fazermos um trabalho interdisciplinar, estabelecendo relações entre a leitura literária, com a geografia, a história e a sociologia. Isso, por compreendermos que a interdisciplinaridade, como integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, é capaz de romper/superar as estruturas disjuntivas e tornar possível uma leitura conjuntiva dos conceitos. Assim, na análise da dualidade da seca no Sertão, a partir do paradigma conjuntivo, a seca será entendida enquanto fenômeno natural e ao mesmo tempo personificada na vida humana. O trabalho foi estruturado em duas partes: Na primeira definimos contextualizar a obra Vidas Secas, para não incorrermos no erro de análise de conjuntura do Sertão. Enfatizando a seca no Sertão enquanto uma realidade natural, histórica, socioeconômica e política, além de ser esta uma construção humana. Na segunda parte, discorreu-se sobre o Sertão e seca na obra Vidas Secas, onde o autor ilustra que a seca não está apenas no espaço geográfico do Sertão, mas também na vida humana.
Descrição: BRITO, L. V. E de. Dualidade da seca no sertão em Vidas Secas. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10258
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Venâncio Eleutério de Brito.pdf949.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.