Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10259
Título: A escolarização da leitura literária no ensino médio e a importância na formação do leitor: estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB
Autor(es): Azevedo, Tatiana Andrade
Palavras-chave: Literatura
Sala de aula
Formação do leitor
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Nova Floresta, na Paraíba. A pesquisa teve como objetivo principal investigar a maneira como a literatura vem sendo trabalhada na sala de aula. Para tanto, aplicou-se um questionário composto de cinco questões com os discentes a fim de coletar informações de como o ensino de literatura vem sendo realizado no Ensino Médio, e se a abordagem do texto literário na sala de aula tem despertado o interesse e o gosto pela leitura. Para embasarmos as reflexões sobre as questões abordadas, recorremos às contribuições de estudiosos como Aguiar (2006), Klaiman (1995, 2003), Lajolo (1996), Cosson (2009), dentre outros. Os resultados revelaram, dentre outros aspectos, que o livro didático continua sendo o objeto central do trabalho com a literatura; o estudo continua baseado em uma proposta preocupada com os Estilos de época (data, nome de autores); são priorizados autores e obras canônicas, abordadas a partir das propostas dos livros didáticos e os alunos não se sentem motivados para ler os textos trabalhados na escola.
Descrição: AZEVEDO, T. A. A escolarização da leitura literária no ensino médio e a importância na formação do leitor: estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10259
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Andrade Azevedo.pdf561.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.