Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10346
Título: O processo de ensino e aprendizagem na escola pública: a construção do saber através do lúdico no teatro
Autor(es): Oliveira, Rejane Maria da Silva
Palavras-chave: Lúdico
Teatro
Leitura
Criatividade
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar a importância da leitura de textos teatrais em verso e prosa, na educação básica para que nesta, a imaginação e a fantasia estejam presentes, contribuindo para com a construção do saber e resgatando a autoconfiança, a autoestima, a criatividade e a criticidade dos educandos da instituição escolar. Para aprofundarmos esse assunto, nos fundamentamos em vários teóricos, dentro eles: Cagliari (1999); Cordeiro (2007); Craidy e Kaercher (2001); Rojo (2009) e Soares(1998). A metodologia utilizada, neste trabalho, baseou-se na leitura e estudo de vários poemas e do texto teatral: Dom ratinho e Dom gatão de Lourdes Ramalho. Nesta pesquisa, vivenciamos com os alunos do 4° ano, a dramatização relacionada à peça teatral acima citada. Os resultados sinalizam que a utilização do lúdico, no teatro, na instituição escolar é essencial para a construção de uma escola atrativa, que estimule atitudes como a superação, a responsabilidade, o desafio e o encanto em descobrir o prazer pelo conhecimento.
Descrição: OLIVEIRA, Rejane Maria da Silva. O processo de ensino e aprendizagem na escola pública: a construção do saber através do lúdico no teatro. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10346
Aparece nas coleções:EAD I - EEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - REJANE MARIA DA SILVA OLIVEIRA.pdf4.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.