Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10406
Título: Copa do Mundo do Brasil 2014: o caráter multicultural do evento apresentado pelo telejornalismo da Rede Globo
Autor(es): Siqueira, Walysson de Melo
Palavras-chave: Multiculturalismo
Copa do Mundo
Telejornalismo
Análise do discurso
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender como o telejornalismo da Rede Globo abordou o caráter multicultural da Copa do Mundo de Futebol da FIFA realizada no Brasil em junho de 2014. Para isso, foi feita a análise do discurso de três reportagens exibidas no período de realização do evento. O estudo foi enriquecido com a utilização dos conceitos de cultura e elementos relacionados. Além disso, dialogamos com bibliografias referentes ao telejornalismo esportivo e à construção do discurso jornalístico. Partimos do pressuposto de que a televisão continua sendo o principal meio de comunicação de massa no Brasil. O telejornalismo então, tem grande força na disseminação de discursos com o poder de influenciar na opinião dos telespectadores. Durante a realização de grandes eventos mundiais as emissoras de televisão fazem uma cobertura especial para abastecer a grade de programação. As reportagens produzidas montam uma imagem acerca do evento, construindo conceitos diversos. A copa reuniu milhares de pessoas com culturas diferentes em diversas cidades do país. É nesse universo que esta pesquisa mergulha.
Descrição: SIQUEIRA, W. de M. Copa do Mundo do Brasil 2014: o caráter multicultural do evento apresentado pelo telejornalismo da Rede Globo. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10406
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walysson de Melo Siqueira.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.