Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10415
Título: O senso crítico no espaço escolar: o que é? Como se constrói?
Autor(es): Oliveira, Maria Fátima Alves
Palavras-chave: Escola
Ensino
Leitura
Pensamento-crítico
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho foi conduzido através da apropriação de referencial teórico seguido de pesquisa de campo, cuja coleta de dados se deu através de questionários. O objetivo principal deste estudo é discutir a importância de estimular o pensamento crítico-reflexivo do educando do ensino fundamental e médio por meio de atividades curriculares que despertem a curiosidade do aluno, levando-os a questionar-se sobre a relação existente entre os assuntos ministrados em sala de aula e a realidade vivenciada. A intervenção em sala de aula buscou identificar como alunos dos dois níveis de ensino se colocam diante de textos de menos complexidade. As teorias que orientaram as nossas reflexões têm em Assmann (2007), Freitas (2004), Freire, (1992), Perrenoud (2003), entre outros, as principais referências. Após as discussões e análise, verificamos que ainda há uma série de dificuldade no processo de ensino de leitura no espaço da escola. Muitas vezes, o professor não sabe como conduzir o aluno ao desenvolvimento do senso crítico, e em função disso, muitas vezes, os alunos só repetem o que está explícito no texto.
Descrição: OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves. O senso crítico no espaço escolar: o que é? Como se constrói?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10415
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DE FÁTIMA ALVES OLIVEIRA.pdf986.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.