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Título: Multimodalidade(s): a mobilização de saberes nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Maria Gorette Andrade
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Multimodalidade
Livro Didático
Ensino Médio
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A sociedade contemporânea constitui-se de um agrupamento de textos visuais que permeiam perceptivelmente o cotidiano. A imagem deixa agora de ser apenas uma ilustração para ser associada à produção de sentidos, decorrente dos construtos semióticos que compõem os textos e que contribuem para o desenvolvimento crítico dos sujeitos frente às situações comunicativas diversas. Nessa perspectiva, pesquisas na área da linguística (com destaque nos estudos sobre (multi)letramento(s) e multimodalidade textual) têm contemplado o caráter verbal e não verbal da língua(gem), com a finalidade de investigar possibilidades de abordagens que considerem os modos de representação dos textos e suas particularidades, de acordo com o contexto social em que se inserem. Em se tratando do ensino de língua portuguesa, ressalte-se que em meio às inovações, sobretudo, as tecnológicas, o livro didático (LD) ainda assume um papel de destaque na sala de aula, tornando-se um considerável meio investigativo. Partindo de tais pressupostos, procura-se neste trabalho investigar a presença da multimodalidade nas aulas de língua portuguesa, com vistas a verificar de que forma esse fenômeno tem sido abordado no contexto do Ensino Médio, de forma a despertar no aluno seu lado crítico-reflexivo. Para tanto, tomamos como corpus para análise os LD: ―Português: literatura, gramática, produção de texto‖, dos autores Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano (2010); e ―Português: contexto, interlocução e sentido‖, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013); utilizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, durante os anos letivos de 2014 e 2015. Durante a pesquisa, buscamos verificar as orientações dispostas no Manual do Professor (MP) de cada LD, bem como se a multimodalidade se faz presente no cotidiano escolar, mediante a observação das aulas de uma professora de nível médio da referida escola. Este estudo está pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica, documental e etnográfica. Para fundamentá-lo, dialogamos com as orientações oficiais e com as reflexões de Dionísio (2008; 2014), Dionísio & Vasconcelos (2013), Francelino (2010; 2011), Marcuschi (2007; 2008a; 2008b; 2010), Rojo (2012), Rojo & Barbosa (2015), Geraldi (1997; 2010), dentre outros. Com base nos resultados, evidencia-se que aos poucos a multimodalidade vai ganhando espaço nos LDP, a partir da sua organização gráfica, da presença de imagens e textos multimodais, bem como da exploração dos aspectos verbo-visuais em algumas atividades; percebe-se que as orientações destinadas aos professores apresentam perspectivas relevantes ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa. No entanto, o trato relativo à multimodalidade dos textos contemporâneos ainda é escasso; além disso, depreende-se que embora alguns profissionais busquem enfatizar em suas aulas a existência de outras linguagens, percebe-se certa superficialidade quanto à abordagem dos aspectos multimodais.
Descrição: Silva, M. G. A. Multimodalidade(s): a mobilização de saberes nas aulas de língua portuguesa. 2015. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10429
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