Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10431
Título: Reflexão sobre o ensino de leitura na escola pública: um relato de experiência no ensino fundamental
Autor(es): Farias, Ingrid Carvalho Pombo de
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Leitura
Processo Ensino Aprendizagem
Ensino Fundamental
Data do documento: 30-Abr-2012
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência referente às atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Letras habilitação em língua inglesa da Universidade Estadual da Paraíba. Sabendo da descrença existente em relação a um ensino de língua inglesa significativo nas escolas públicas, o presente estudo busca mostrar a realidade encontrada em uma escola estadual de Campina Grande em relação ao ensino de leitura da língua inglesa no ensino fundamental II com o objetivo de promover reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola pública, assim como, sobre a importância das disciplinas de estágio supervisionado para o processo de formação de professores. Para tal, inicialmente, apresentamos uma breve explanação sobre as metodologias de ensino e, posteriormente, descrevemos sobre qual perspectiva buscamos trabalhar. Em seguida, esclarecemos os objetivos de ensinar inglês no contexto de ensino fundamental II, tal como propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e pelos estudos de Almeida Filho (1998), Jorge (2009), Ferreira (2008), Harmer (2009), entre outros. Ao final, apresentamos a descrição do processo de estágio, concluindo que, deixandose de lado a visão preconceituosa que se tem em torno do processo de ensino-aprendizagem de leitura em escola pública, muito pode ser feito nesse contexto. O professor, se engajado e comprometido, pode conseguir que os alunos participem e produzam conhecimento, como observado nesta pesquisa.
Descrição: Farias, I. C. P. de. Reflexão sobre o ensino de leitura na escola pública: um relato de experiência no ensino fundamental. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10431
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Carvalho Pombo de Farias.pdf756.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.