Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10437
Título: Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB
Autor(es): Andrade, Gioberlândia Pereira de
Palavras-chave: Evasão Escolar
Curso de Letras - UEPB
Língua Inglesa
Data do documento: 27-Nov-2015
Resumo: Este trabalho se constitui na primeira tentativa de detectar as causas da evasão no curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa da UEPB. Uma vez observada à falta de características predominantes para saber o porquê da sua ocorrência. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para a evasão no curso foram discutidos à luz da literatura. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema da evasão, outros fatores tem menor importância que a destacada na literatura. O objetivo proposto foi detectar e identificar os fatores que ocasionaram a evasão de alunos egressos referente ao período compreendido entre 2011 e 2012, e também identificar o porquê da permanência dos alunos regularmente matriculados no Curso de Letras referente ao mesmo período. Para isso, analisamos uma amostra da população de alunos evadidos e também de alunos regularmente matriculados, através da pesquisa documental, de levantamento, bem como, a pesquisa bibliográfica referente ao tema proposto. Em um primeiro momento, procuramos informações acerca dos alunos na coordenação do Curso de Letras, em seguida, a metodologia abordada foi realizada através da aplicação dos questionários com dezesseis alunos entreegressos e que permanecem no curso referente ao período de 2011/2012, baseada em questões estruturadas. Para tanto, nos baseamos em autores que estudam o tema da evasão como: ARROYO (1997), AZEVEDO (2011), MENEZES (2002) E SOUZA (2011). Para que os mesmos pudessem nos dar subsídios para uma melhor compreensão acerca do problema da evasão, bem como, contribuir para uma discussão mais aprofundada sobre o tema da evasão.
Descrição: Andrade, G. P. de. Evasão no ensino superior: um estudo de caso com graduandos e evadidos do curso de Letras da UEPB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10437
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gioberlândia Pereira de Andrade.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.