Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMontenegro, Elizandra Silva-
dc.date.accessioned2016-07-12T16:05:35Z-
dc.date.available2016-07-12T16:05:35Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.otherCDD 808.068-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458-
dc.descriptionMontenegro, E. S. Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractDurante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida.Por isso, consideramos de fundamental importância que estimulemos as crianças a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública do município de Campina Grande-PB, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do turno manhã. A análise dos dados configurou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros lidos e referem que gostam mais de ler do que ouvir histórias, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário tomar medidas para estimular o hábito de leitura dos alunos, como repensar a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos, e promover uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de fundamental importância para o processo pedagógico e formação do leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de Leitorpt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.titleLiteratura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzampt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizandra Silva Montenegro.pdf921.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.