Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10467
Título: O conteúdo do livro didático de história e sua importância para a implementação da proposta de educação etnicorracial
Autor(es): Velez, Elizabeth Vasconcelos
Palavras-chave: Educação
Livro Didático
Educação Etnicorracial
Ensino de História
Cultura Afrobrasileira
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a realizar uma análise de conteúdo do livro didático de história para o Ensino Fundamental, com ênfase no 5º ano, objetivando verificar se as mudanças estabelecidas há 12 anos, com a promulgação da Lei 10.639/03, que estabelecia a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na educação básica foram efetivadas, a saber: a reformulação do material didático. Com o intuito de contribuir para elucidar essas dúvidas, nos propomos a debruçar sobre essa questão: verificar se as mudanças determinadas nas leis e diretrizes orientadorasda proposta de educação étnico-racial aconteceram em relação aos livros didáticos. Ou se o conteúdo dos nossos livros didáticos continuava reproduzindo uma visão estereotipada e discriminatória do negro. Para tanto, precisávamos conhecer o conteúdo, identificar as representações encontradas e analisá-los. E para verificar o alcance desse conteúdo, no sentido da promoção de uma educação antirracista, selecionamos um livro de história da coleção adotado pelo município de Campina Grande para acompanhar durante 02 (dois) meses o seu uso nas aulas de História. Para realizar a observação escolhemos uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. A escolha ocorreu por uma escola onde as alunas bolsistas do PIBID/UEPB desenvolviam suas atividades de estágio docente, o que facilitaria o acesso ao campo de estudo. Para fundamentar a pesquisa várias referências bibliográficas foram consultadas e muitos documentos foram lidos e discutidos, dentre eles: Candau e Moreira(2008), Machado (2008), Fiqueredo (2008), Gomes (2008), Marques (2006), Ribeiro (2006); e os documentos nacionais: LDB/96, PCN, Lei 10.639/03, DCNs e outros. Esperamos que este trabalho ajude as pessoas perceberem a importância de cuidar do nosso material didático, pois o mesmo é um dos principais instrumentos na ampliação e reformulação do olhar, para promover a desconstrução das práticas de preconceito incutido lá dentro da nossa cabeça. Apenas permitindo o acesso a uma história legítima, fielà verdade dos fatos, poderemos devolver o respeito, a dignidade e o valor do povo negro, o reconhecimento da sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.
Descrição: VELEZ, E. V. O conteúdo do livro didático de história e sua importância para a implementação da proposta de educação etnicorracial. 2015. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10467
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth Vasconcelos Velez.pdf42.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.