Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10489
Título: O tempo da infância é de jogar e aprender
Autor(es): Justino, Elisangela
Palavras-chave: Educação Infantil
Aprendizagem
Lúdico
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico na aprendizagem da criança sob a influência dos jogos e brincadeira no processo educacional. A relevância do lúdico no desenvolvimento da criança tem sido demonstrada por inúmeros autores que atestam a sua importância já que apresenta muitas maneiras de propiciar a criança a aprender de forma motivada e significativa. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica, onde autores como: Piaget (1978), Vygotsky (1984), Antunes (1998) e Kishimoto (2004) entre outros que apresentam estudos importantes sobre esta temática, este trabalho proporciona uma leitura significativa sobre a caminhada sobre a visão social histórica da educação infantil, além de conhecer as contribuições científicas deste recurso imprescindível no campo da infância como as propostas pedagógicas através dos jogos. Destacamos as contribuições de Jean Piaget nesse processo de desenvolvimento da criança, além de outros autores pesquisados que evidenciam o jogo e a brincadeira, no processo de formação da criança, e, portanto, não podem ser excluídos como instrumentos didáticos na área de Educação infantil. Este trabalho enfatiza a necessidade do professor adquirir competência para utilizar o jogo, por tanto o planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso de ensino e aprendizagem na sala de aula.
Descrição: Justino, E. O tempo da infância é de jogar e aprender. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10489
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisangela Justino.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.