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Título: Currículo na educação infantil: uma análise das propostas curriculares para crianças de 3 anos em creches da rede municipal de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Fernanda Alves da
Palavras-chave: Educação infantil
Currículo
Prática pedagógica
Cultura infantil
Data do documento: 23-Mar-2016
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa desenvolvida em instituições de educação infantil situadas na cidade de Campina Grande – PB. Buscamos analisar quais concepções de infância, criança e currículo permeiam a prática pedagógica das professoras que atuam nessas instituições. A pesquisa foi realizada em duas etapas; na primeira participaram dos estudos 09 creches públicas, que atendem crianças de 4 meses a 05 anos de idade, já na segunda etapa participaram 08 creches. O ponto de partida para o estudo foi a concepção de criança como cidadã, sujeito capaz, que não reproduz apenas a cultura dos adultos, mas as influencia e que também produz culturas infantis. Sendo assim, é preciso compreender que o currículo na educação infantil não deve ser entendido como uma lista de conteúdos que devem ser transmitidos ao aluno. O estudo é de caráter qualiquantitativo, cujas técnicas de produção de dados escolhidas foram a aplicação de questionários sócio acadêmicos, realização de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas com o auxílio de um gravador de voz portátil. Divulgamos, neste trabalho, os dados referentes a 21 questionários e 13 entrevistas realizadas com professores que atuam com crianças de 03 anos. Os dados foram analisados através da estatística simples e análise de conteúdo. Os resultados dos questionários apontam que 85,7 % das professoras do maternal possuem formação em nível superior e 57,1% são especializadas. 52,4% das professoras afirmaram ter participado da elaboração da proposta pedagógica da instituição e, este mesmo percentual, afirmou que a consulta para planejar a prática. 76,2% consultam o RCNEI. Constatamos que as professoras têm conhecimento de que o Projeto Político Pedagógico é o centro do trabalho pedagógico, porém não conseguem falar do conteúdo deste documento, além disso, sabem que as concepções de currículo são diversas. As entrevistas nos revelaram que 23,07% das professoras percebem a infância como fase de descoberta e de desenvolvimento, enquanto 30,76% veem a infância como tempo de brincar. No tocante à concepção de criança, esta é vista como ser carente pela maioria das entrevistadas (30,76%) e tal percepção faz emergir um currículo compensatório e preparatório. As professoras mostraram não ser conhecedoras do conteúdo das DCNEI. Ficou evidente que as questões curriculares nas creches não estão claras ou não estão sendo discutidas no âmbito da creche. O currículo não é elaborado a partir do ponto de vista das crianças, não é pensado a partir de suas necessidades, especificidades e interesses, pois as propostas são elaboradas pela secretaria de educação, o que acarreta a falta de autonomia por parte das professoras para participarem da elaboração das mesmas, assim como, falar do conteúdo presente nelas. Por fim, constatamos que estes resultados sugerem reflexões sobre qual tipo de formação inicial e continuada estão sendo oferecidas às professoras da educação infantil, assim como a necessidade de discussões, com o corpo docente sobre o projeto pedagógico para essa etapa de educação e a respeito das DCNEI, documento orientador, para elaborar a proposta pedagógica e nortear suas práticas.
Descrição: SILVA, F A da. Currículo na educação infantil: uma análise das propostas curriculares para crianças de 3 anos em creches da rede municipal de Campina Grande – PB. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10603
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