Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10610
Título: O uso da música na sala de aula: relato de uma intervenção em uma escola pública do município de Barra de Santana – PB
Autor(es): Araújo, Alcione da Rocha Pereira
Palavras-chave: Ensino de música
Ensino fundamental
Leitura
Prática pedagógica
Data do documento: 15-Dez-2015
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um projeto de intervenção pedagógica realizada com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal da zona rural de Barra de Santana-PB. Ao longo de 10 dias letivos (duas semanas de aulas), colocamos em prática uma série de estratégias voltadas para desenvolver no alunado o interesse pela leitura dentro e fora da sala de aula, de modo a estimular o pensamento e a criatividade. Através do uso de letras de músicas, trabalhamos os conteúdos relativos a língua portuguesa, ciências, matemática e geografia. A partir de uma metodologia diversificada, realizamos várias atividades, inclusive aulas de campo, a fim de oferecer ao educando um ensino prazeroso, capaz de despertar o interesse. A prática de intervenção, que atendia às exigências do Estágio III (Observação e Prática), permitiu-nos repensar, reavaliar e replanejar nossa prática durante esse processo, contribuindo para alicerçar nossos conhecimentos e conferindo-nos maior segurança em pesquisas e em outros trabalhos. A intervenção na sala de aula do ensino regular revelou que a música é um recurso facilitador da promoção do ensino e da aprendizagem face ao prazer que ela propicia. Também facilita a participação do educando no processo de ensino-aprendizagem à medida que desperta o interesse, promove o entrosamento e a participação do aluno. Observamos que, a partir da música, o grupo passou a fazer mais questionamentos em relação aos temas abordados nas atividades propostas. Os resultados obtidos a partir da realização da intervenção mostram que a música na sala de aula consegue gerar maior interação e participação do educando nas atividades e um maior entusiasmo quanto ao interesse pela leitura.
Descrição: ARAÚJO. A da R. P. O uso da música na sala de aula: relato de uma intervenção em uma escola pública do município de Barra de Santana – PB . 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10610
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Alcione da Rocha Pereira Araújo.pdf849.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.