Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10611
Título: As diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectual
Autor(es): Lima, Joselma de Lourdes da Silva
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Jogo eletrônico
Prática pedagógica
Deficiência mental
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Este trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca do uso dos jogos eletrônicos (software educacionais) na educação de pessoas com deficiência intelectual a fim de investigar como as professoras da instituição estavam se apropriando em suas práticas do uso dos jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem. O lócus da pesquisa foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande-PB (APAE-CG). Os sujeitos da pesquisa foram à coordenadora pedagógica e professoras do laboratório de informática. A metodologia utilizada para a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas e registros de observação. O estudo fundamentado por uma pesquisa bibliográfica buscou suporte teórico (BIANCHETTI, 1995), (RODRIGUES, 2008), (GUGEL, 2008), (MIRANDA, 2003), dentre outros. Na APAE-CG o computador, os softwares educacionais, a tecnologia integrada às mídias eletrônicas ou apenas o uso da internet, estão promovendo resultados significativos, pois tanto tem ampliado a oferta do conteúdo didático quanto facilitado o processo de ensino/aprendizagem; ao mesmo tempo em que promovem maior interatividade, comunicabilidade, adaptabilidade e integração entre seus usuários. Observamos que a grande contribuição dos jogos eletrônicos (software educacionais) no contexto da educação especial está no seu uso como ferramenta de aprendizagem facilitadora do ensino-aprendizagem, todavia desde que seu uso seja orientado por uma proposta pedagógica que considere o educando como um ―construtor-colaborador‖ do seu próprio processo de conhecimento.
Descrição: LIMA, J de L da S. As diferentes formas de aprender: o uso dos jogos eletrônicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência intelectual. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10611
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma de Lourdes da Silva Lima.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.