Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fernanda-
dc.date.accessioned2016-07-19T15:45:54Z-
dc.date.available2016-07-19T15:45:54Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10620-
dc.descriptionSILVA, F. Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractOs discursos que integram as relações sociais são materializados de diferentes formas e, através da linguagem, veiculam aspectos históricos, sociais, ideológicos e comportamentais dos sujeitos; impregnando suas crenças e atitudes, bem como determinando sua identidade. Nesse sentido, compreendendo a música como uma das formas de manifestação da linguagem, entende-se que ela também é responsável pela consubstanciação de discursos, de modo que reproduz ideologias de diversas linhagens. Examinando a história da mulher negra no Brasil, é nítido observar resquícios de exclusão e desvalorização, pois desde o período escravocrata ela tem sido vítima de um discurso discriminatório, sendo quase sempre associada ao serviço doméstico e à sexualidade. Partindo de tais pressupostos, este trabalho objetiva analisar a representatividade da mulher negra nas letras de algumas músicas brasileiras, buscando evidenciar as relações/formações discursivas que se revelam no plano do conteúdo musical, por um viés semântico e discursivo. Para tanto, parte de um estudo exploratório e bibliográfico, inserindo-se no rol das pesquisas de cunho qualitativo. Fundamenta-se nos estudos semânticos (GOMES, 2003; TAMBA, 2006; FIORIN, 2005), na Análise do Discurso de linha francesa (AD) (ORLANDI, 1999; FERNANDES, 2008), nos estudos de gênero e identidade (SAFIOTTI, 1976; HALL, 2006), dentre outros. Com base nos resultados, constata que a música tem a capacidade de transitar por diferentes contextos sócio-históricos e culturais, veiculando as ideologias de uma sociedade ou de um grupo social, a exemplo da etnia negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Linduarte Pereira Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.titleRepresentação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Silva.pdf714.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.