Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10626
Título: O prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Xavier, Claudiana Diniz
Palavras-chave: Leitura
Prática de leitura
Ensino fundamental
Escrita
Data do documento: 3-Dez-2016
Resumo: O acesso e o domínio da língua oral e escrita são fundamentais para a participação social efetiva, pois é por meio dele que o homem se comunica, tem acesso a informações, expresso e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimentos. Alimentando a possibilidade de influenciar na construção de outras práticas que venham a desenvolver na criança desde cedo o prazer pela leitura e pela escrita. O objetivo neste trabalho é compreender as práticas de leitura utilizada com alunos em sala de aula da escola. Sendo assim a escola pode oferecer momentos disponibilizando vários gêneros textuais, que de forma prazerosa e descontraída sem cobranças, os alunos venham ter contato com os livros, despertando a curiosidade e ativando o seu imaginário, dando oportunidade para que tirem suas próprias conclusões do que é real e o que é imaginário. O trabalho serviu para uma análise da prática da leitura e da escrita, envolvendo os alunos no universo da comunicação. Promovendo momentos que estimulem o hábito da leitura dentro e fora da escola. A leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos através dos livros e pelo professor, pois quanto maior for o conhecimento maior será a aprendizagem e o professor obterá êxito nas suas aulas. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado o estudo de caso, através de aplicação de questionário e observação. A turma observada foi o 1º ano do ensino fundamental I na E.M.E.F. Abel Barbosa de Souza na zona rural do município de Esperança - PB. Os dados foram analisados qualitativamente a partir do referencial teórico. Os resultados alcançados na pesquisa permitiram-me fazer a constatação e análises a respeito do hábito de ler e escrever são processos permanentes que se inicia na escola, mas podem deixar de se desenvolver no espaço escolar mostrando também que é de fundamental importância a reflexão dos educadores sobre suas práticas para uma estimulação destas práticas nos alunos.
Descrição: XAVIER, C. D. O prazer pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10626
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiana Diniz Xavier.pdf453.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.