Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657
Título: Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano
Autor(es): Alves, Marcela Guimarães
Palavras-chave: Oralidade
Escrita
Ensino
Aprendizagem
Língua portuguesa
Data do documento: 2-Mai-2016
Resumo: Este estudo propõe uma reflexão acerca da importância didática da oralidade no ensino fundamental, como instrumento para o processo ensino x aprendizagem de Língua Portuguesa. A abordagem teve como motivação a apuração da ocorrência de um relativo despreparo do professor para o uso da modalidade oral em sala de aula e consequente desvalia de sua eficácia, privilegiando modelos engessados e nem sempre eficientes de ensino, mediante pesquisa de campo, em duas escolas da cidade de Campina Grande, PB, e seus respectivos professores de Língua portuguesa . Para tanto, nos utilizamos de questionário aplicado com os dois professores, para a verificação e análise do uso da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental, bem como produções textuais dos alunos do 5º ano de uma escola pública e outra particular. O presente estudo tem como objetivo geral abordar o trabalho com a oralidade em sala de aula, mais especificamente analisar a influência desta modalidade sobre escrita dos alunos do 5º ano, assim como investigar como os docentes apontam e trabalham esse fenômeno nas aulas de Língua Portuguesa. A bibliografia procurará apontar as peculiaridades da oralidade no desenvolvimento das competências comunicativas, textuais e linguísticas dos discentes, promovendo a assimilação mais ampla dos conteúdos de Língua Portuguesa e preparando-os para o uso deste conhecimento de forma sistematizada. Como suportes teóricos, nos fundamentamos em estudiosos que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, dentre eles, Conceição (2009), Correa (2010), Marcuschi e Dionisio (2007), Soares (2005).
Descrição: ALVES, M. G. Uma abordagem da influência da oralidade na escrita dos alunos do 5º ano. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10657
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Guimarães Alves.pdf16.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.