Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10667
Título: Poética do sofrimento em Liturgia da paixão, de Luis Augusto Cassas
Autor(es): Rodrigues, Ana Camilla da Silva
Palavras-chave: Literatura
Interdiscursividade
Teologia
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: Esse trabalho busca analisar as relações entre alguns poemas do poeta Luis Augusto Cassas e textos bíblicos, com ênfase na questão da paixão, observada, neste contexto, como sofrimento. Entretanto, um sofrimento tido como aprendizado, lapidação, purificação ou reaproximação do homem com Deus. Utilizamos, para análise, alguns poemas do livro Liturgia da paixão - Opus da Compaixão (1997), como “Apocalipse”, “A Mercadoria Extraviada” e “Dia de Finados”. Nestes observamos os processos de intertextualidade e interdiscurso com o texto litúrgico, apresentados em forma de paráfrase. Neste sentido, a pesquisa põe em destaque questões relativas à relação do homem com o divino, observadas a partir dos textos teológicos e, portanto, presentes nos poemas apresentados. A temática da paixão/sofrimento está posta com caráter didático, tendo em vista que esta apresenta um ensinamento, que é ponte para o eterno. Apoiamo-nos teoricamente nos estudos de Fiorin (1994), utilizando os conceitos de figura e tema relacionados à temática da paixão/sofrimento; Maingueneau (1997) para observarmos o processo de interdiscurso entre a poética de Cassas e o texto bíblico e ainda Genette (1982) que fundamentou a discussão acerca do processo de intertexto e, consequentemente, de paráfrase entre o texto poético e literário.
Descrição: RODRIGUES, A. C. da S. Poética do sofrimento em Liturgia da paixão, de Luis Augusto Cassas. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10667
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Camilla da Silva Rodrigues.pdf9.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.