Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10721
Título: O revelar do mito feminino arquétipos da primeira mulher em Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca
Autor(es): Uchôa, Flávia Letícia dos Santos
Palavras-chave: Arquétipo feminino
A vida como ela é (Conto)
Mitologia
Mulher na literatura
Ela e outras mulheres (Conto)
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: A mitologia fornece elementos, símbolos e modelos que podem servir de base para a vida humana e suas ações. Esses modelos, chamados de arquétipos, são os elementos principais que constituem as personas humanas. Entre os inúmeros arquétipos existentes, há os que retratam da criação da mulher, em diversas culturas e religiões. Neste trabalho, procuramos analisar os arquétipos femininos presentes em três contos da obra Ela e outras mulheres (2006), do autor Rubem Fonseca, e três contos da obra A vida como ela é ( 1992), do autor Nelson Rodrigues. Utilizaremos, para tanto, os conceitos de Jung a respeito do mito, do arquétipo e do inconsciente coletivo, além das ideias de Mircea Eliade, a respeito da circularidade do tempo e da repetição de modelos primordiais que fundam a vida humana. Os arquétipos que servirão de égide para as análises são os que constituem os mitos que narram a criação da primeira mulher, a saber, Eva, Pandora e Lilith, que assim como seus mitos retratam, são configurações de personas femininas, e que se fazem presentes nos dias atuais, de modo a se adaptar as condições de vida da modernidade, como se nota nos contos. Em um dos contos de Nelson Rodrigues, a saber, o conto Boa menina (1992) será analisada a adaptação televisiva, em detrimento do conto literário, tendo em vista que tal adaptação revela através das imagens e do movimento da câmera, elementos constituintes do arquétipo relacionado de modo mais explícito do que o conto escrito. Nessa análise, utilizaremos as observações da autora Linda Hutcheon, na obra Uma teoria da adaptação (2011), além das considerações feitas por Antônio Costa, na obra Compreendendo o cinema (2003), que adicionadas às concepções de Jung e Eliade nos fornecerão uma interpretação mais consistente do arquétipo em questão.
Descrição: UCHÔA, F. L. S. O revelar do mito feminino arquétipos da primeira mulher em Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português )- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10721
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Letícia dos santos Uchôa.pdfPDF - Flávia Letícia dos santos Uchôa129.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.