Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10755
Título: Projetando um motor stirling como proposta para o ensino de termodinâmica
Autor(es): Araújo, Elson Fernando Damaso de
Palavras-chave: Ensino de Física
Termodinâmica
Recursos didáticos
Atividades experimentais
Motor Stirling
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Neste trabalho, um motor Stirling (de combustão externa) foi projetado e construído como proposta didática para o Ensino da Termodinâmica. Sua confecção, a partir de materiais de baixo custo, tem o objetivo de simular o funcionamento de uma máquina térmica de cicl os contínuos (partindo do conceito de transferência de calor). Em sala de aula (nos níveis médio e de graduação universitária), ele pode ser usado como facilitador do aprendizado, permitindo a visualização, na prática, de conceitos como conservação de energia e processos termodinâmicos tais como compressão e expansão isotérmica. O aparato também pode ser utilizado para discutir o ciclo de Carnot através de uma abordagem experimental do limite teórico de rendimento máximo de uma máquina térmica.
Descrição: ARAÚJO, E. F. D. de. Projetando um motor Stirling como proposta para o ensino de termodinâmica. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10755
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elson Fernando Damaso de Araújo.pdfPDF - Elson Fernando Damaso de Araújo786.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.