Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10781
Título: Cactáceas: Diversidade e estrutura em Cubati, Paraíba-Brasil
Autor(es): Dantas, Diêgo Ferreira
Palavras-chave: Cactaceae
Biodiversidade
Caatinga
Semiárido
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A família Cactaceae, possui mais de 1300 espécies, com quatro principais centros de diversidade, onde, destes, o Brasil ocupa a terceira colocação, como região mais diversificada, com 80% de suas cactáceas endêmicas. Essas plantas são típicas de ambientes xéricos e estão presentes na vegetação do domínio de Caatinga em regiões de clima semiárido, possuindo atributos que lhes conferem a capacidade de serem bioindicadores do ambiente no qual se encontram. Nesse contexto, este trabalho objetivou conhecer e descrever a estrutura e diversidade de cactáceas em uma área do semiárido paraibano, localizada no município de Cubati, PB - Brasil. Foi realizado um levantamento fitossociológico no período de Janeiro a Setembro de 2014, tendo sido demarcadas três parcelas, compreendendo a área de 1ha cada. Para realizar o cálculo dos parâmetros fitossociológicos utilizou-se o programa Fitopac Shell, versão 2.1.2. No presente estudo foram encontradas seis espécies de cactáceas, distribuídas em cinco gêneros. Os índices de diversidade de Shannon e equabilidade de Pielou obtidos entre as parcelas foram H’ = 0,58 e J’ = 0,39 respectivamente, sendo tais valores inferiores aos dos trabalhos analisados. Dentre as espécies encontradas, as que obtiveram o maior índice de valor de importância (IVI), foram Tacinga palmadora (142,61), Opuntia inamoena (60,66) e Melocactus zehntneri (47,33). A flora de cactáceas na área de estudo não pode ser considerada rica (6 espécies), porém, apresentou-se mais diversificada em relação a outras áreas do semiárido paraibano quando comparada, possuindo muitos indivíduos. Contudo, de acordo com as condições ambientais da área de estudo, como tipo de solo e índice pluviométrico, as espécies encontradas são típicas da região sendo explicada a presença das mesmas.
Descrição: DANTAS, D. F. Cactáceas: Diversidade e estrutura em Cubati, Paraíba-Brasil. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10781
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diêgo Ferreira Dantas.pdfPDF - Diêgo Ferreira Dantas455.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.