Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10782
Título: Tolerância religiosa e crítica ao cristianismo na concepção de Voltaire
Autor(es): Silva, Veronilton Paz da
Palavras-chave: Iluminismo
Política e Estado francês
Literatura francesa
Cristianismo
Tolerância religiosa
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem por finalidade fazer uma reflexão literária e filosófica sobre tolerância na obra “O Ingênuo” de Voltaire, de modo que haja uma compreensão sobre as causas históricas que fez com que esse filósofo francês ter escrito de maneira tão intensa sobre este tema. Voltaire se utilizava da literatura para propagar suas ideias filosóficas na França do “Antigo Regime”, cujo sistema de governo era confessional com larga influência do catolicismo. Não havia tolerância religiosa nem tampouco liberdade de pensamento nesse contexto. Nos seus contos Voltaire usava a literatura como pretexto e finalidade de criticar e ridicularizar por meio dos personagens e situações vivenciadas por eles, uma concepção de mundo arcaica nas quais a hipocrisia era desmascarada. Também havia de um ponto de vista propositivo, o combate a intolerância do Século XVIII e o absolutismo do Estado francês. Ele semeou por meio da literatura um espírito combatente que pudesse fazer cessar as atrocidades por causa de diferenças confessionais. Por tudo isso, Voltaire se transformou num dos ícones do pensamento moderno a partir da sua militância na Europa oitocentista.
Descrição: SILVA, V. P. Tolerância religiosa e crítica ao cristianismo na concepção de Voltaire. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10782
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Veronilton Paz da Silva.pdfPDF - Veronilton Paz da Silva70.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.