Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10886
Título: Resolução de problemas no Ensino Médio: as concepções dos professores de matemática
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Silva, Maria Célia Batista Alves
Palavras-chave: Professores de matemática
Resolução de problemas
Ensino da matemática
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal refletir sobre concepções dos professores de Matemática acerca de resolução de problema, comparando-as aos pressupostos teóricos da Educação Matemática. A princípio escolhemos este tema porque é de grande importância para nós, enquanto professores de Matemática discutir acerca da Resolução de problemas, visa conhecermos novas situações de acordo com o seu contexto escolar e com o público alvo. A partir disso, elaboramos um questionário e aplicamos aos professores do Ensino Médio visando responder a nossa questão norteadora que foi: quais as concepções dos professores do ensino médio a cerca da resolução de problema? Para responder esta indagação utilizamos como referências os estudos de Van de Walle (2009), Dante (2007), Fiorentini e Lorenzato (2006), Pimenta e Lima (2004), utilizando observações, diários de bordo e questionário como instrumento de dados. Participaram da pesquisa três professores do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual da área de matemática, os resultados evidenciam conhecimento a respeito de diferentes metodologias. No entanto, ainda há dificuldade em utilizar estratégias voltadas para as necessidades exigidas pelo conteúdo
Descrição: SILVA, M. C. B. A. Resolução de problemas no Ensino Médio: as concepções dos professores de matemática. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10886
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Célia Batista Alves Silva.pdfPDF - Maria Célia Batista Alves Silva71.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.