Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11169
Título: Violência obstétrica e a responsabilidade civil dos profissionais de saúde
Autor(es): Lima, Ivana Samara Alcântara de
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Profissionais de saúde
Violência obstétrica
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: Esse estudo tem a finalidade de compreender o que significa a violência obstétrica, averiguando seus principais tópicos, além de assimilar os aspectos diversos da responsabilidade civil, discutindo a possibilidade da existência de sanções aplicáveis aos profissionais de saúde nos casos de violação dos direitos da parturiente, e ausência de impacto das políticas públicas adotadas para a melhoria do atendimento. Para tanto, visa entender os processos de construção e banalização da violência contra a mulher no âmbito do serviço de saúde, envolvendo as diversas questões obstétricas, e analisando a história da subordinação feminina, da medicalização do parto, e da construção hierárquica entre médico e paciente, observando as controvérsias doutrinárias, a legislação extravagante e o entendimento dos tribunais. Ademais, pondera que a imposição dos tratamentos desnecessários e agressivos, além de provocar o “desempoderamento” da mulhere retirar dela o protagonismo do parto, violaas normas previstas na Constituição Federal, em Convenções Internacionais ratificadas pelo Brasil, no Código Civil, no Código do Consumidor, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código de Ética Médico, e na Lei nº 11.108/2005 (a lei do acompanhante).
Descrição: LIMA, Ivana Samara Alcântara de. Violência obstétrica e a responsabilidade civil dos profissionais de saúde. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11169
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivana Samara Alcântara de Lima.pdf512.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.