Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11308
Título: Os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio.
Autor(es): Oliveira, Joelma Aleixo de
Palavras-chave: Gênero propaganda
Gêneros textuais
Livro didático
Ensino Médio
Data do documento: 6-Set-2016
Resumo: Este trabalho discute o tratamento dado aos gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Nossos objetivos centrais são: I) identificar se os gêneros do domínio propagandístico são mais explorados no eixo “produção e recepção” ou no eixo “análise”; II) entender qual o tratamento dado aos gêneros do domínio propagandístico nesses eixos; e III) analisar se o tratamento dado aos gêneros desse domínio focaliza as características sociocomunicativas e formais deles. Para isso, analisamos duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições 2012-2014 e 2015-2017, e adotadas no município de Monteiro onde está localizado o campus VI da UEPB. Esta pesquisa, que é qualitativa, descritivo-interpretativa e documental, tomou como fontes teóricas as contribuições de Chaves (2007) e Da Costa (2008) sobre os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos; e as de Carvalho (2014, 1998), Sampaio (1999) e Sandmann (2000) sobre o domínio propagandístico. Constatamos que as duas coleções exploram as características dos gêneros. A coleção LDX mostra mais gêneros, nota-se um total de trinta e três, em suas diferentes esferas, denominados como anúncios, folhetos e placas, sendo que o foco maior das atividades é dada aos anúncios publicitários. Observamos que as atividades exploram as características dos gêneros. Quanto ao trabalho realizado pela coleção LDY, verificou-se que a ênfase dar-se aos anúncios também, observa-se que o número de gêneros é inferior em relação a coleção anterior, esta apresenta apenas oito, as atividades exploram as características do gênero, não encontramos nenhuma atividade como forma de pretexto, ou seja, que não abordam as características do gênero, percebemos que é bastante relevante e motivador saber que as atividades propostas são apresentadas de forma que os alunos reflitam a partir das questões.
Descrição: OLIVEIRA, J. A. Os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio.2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11308
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Aleixo de Oliveira.pdfPDF - Joelma Aleixo de Oliveira97.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.