Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11312
Título: Amor, prazer e vingança: uma análise psicanalística do conto "Os SapatinhosVermelhos" de Caio Fernandes Abreu
Autor(es): Souza, Hortência Dias de
Palavras-chave: Comportamento sexual
Análise psicanalítica
Os Sapatinhos Vermelhos (Conto)
Literatura e Psicanálise
Data do documento: 26-Ago-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar, sob o olhar da Psicanálise, os conflitos psíquicos vivenciados pela personagem Adelaide ao perder o ser amado, no conto “Os Sapatinhos Vermelhos” de Caio Fernando Abreu. Na trama, a personagem Adelaide é uma mulher de aproximadamente quarenta anos de idade que mantinha um relacionamento amoroso com um homem casado, e após cinco anos separam-se. Nossa pretensão é analisar a forma como Adelaide lida com a separação amorosa, bem como os mecanismos psíquicos por ela utilizados para fugir da dor provocada pela perda do amado. Para alcançar os objetivos propostos, baseamo-nos nos postulados psicanalíticos de autores que dedicaram seus estudos a temática em questão, dentre os quais podemos mencionar Sigmund Freud (1996), Igor Caruso (1984) e Juan-David Nasio (2007), bem como, outros autores que abordam a temática do amor e suas implicações. Para a Psicanálise, nunca nos encontramos tão desprotegidos do que quando amamos, pois amar também é sofrer. No conto Adelaide passa por uma experiência dolorosa após o término de um relacionamento amoroso, e como forma de fugir da dor, e superar o sofrimento por ele causado decide vingar-se do seu amado, saindo em busca de prazer em plena Sexta-Feira Santa. Ao tomar a decisão de satisfazer os seus desejos sexuais é travada uma batalha entre o Id e Superego no inconsciente da personagem . O id parece impulsioná-la a vingar-se do amado através de relações sexuais com outros parceiros e o superego tenta bloquear os impulsos do id. No conto, os sapatinhos vermelhos representam a manifestação do id da personagem, uma vez, que quando os utiliza o seu inconsciente (Id) é quem dita as regras dos seus atos.
Descrição: SOUZA, H. D. Amor, prazer e vingança: uma análise psicanalítica do conto "Os Sapatinhos Vermelhos" de Caio Fernandes Abreu. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11312
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hortência Dias de Souza.pdfPDF - Hortência Dias de Souza89.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.