Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11363
Título: O lúdico na educação infantil: o brincar como ferramenta pedagógica
Autor(es): Santos, Emanuela Vanessa Batista
Palavras-chave: Lúdico
Brincar
Pré-escola
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: Uma educação de qualidade e que seja de acesso a todos é um direito universal de todo o qualquer cidadão. A escola deve ser um ambiente transformador de ideias e construtor de conhecimentos onde o indivíduo se evolua gradativamente em seu processo educacional, cognitivo, afetivo, motor, enfim, que ele se desenvolva de forma a representar um cidadão de qualidade e perspectivas educativas coerentes com a realidade da verdadeira educação. O nosso embasamento teórico foi pautado em autores como Piaget (1974); Kishimoto (2003); Vygotsky (1989); Elkonin (1998), dentre outros que elencaram o processo de desenvolvimento literário do presente artigo. Nesse sentido o presente trabalho busca identificar como o lúdico, voltado a ideia do brincar e sala de aula, poderá ser introduzido com atividades com brinquedos e jogos, como podem ser trabalhados em sala de aula pelo professor da Pré-escola, tendo em vista, seus procedimentos curriculares e a metodologia desempenhada em virtude do desenvolvimento cognitivo da criança. Nessa mesma vertente devemos analisar como a escola possibilita o desenvolvimento dessas atividades lúdicas, em meio às propostas pedagógicas na Educação Infantil, dessa forma, fica claro que a escola devem aproveitar todas as manifestações de alegria da criança para que assim possa trabalhar esse lado emocional com atividades lúdicas educativas, impulsionando o desenvolvimento de suas habilidades. Uma metodologia voltada ao desenvolvimento das habilidades do educando é o que se pretende ao longo do trabalho educacional em sala de aula, assim, entender como se dão os processos lúdicos em sala de aula deve ser um desafio na construção desse indivíduo. O lúdico na Educação Infantil traz benefícios para aprendizagem como também ao desenvolvimento psicológico, motor e social da criança.
Descrição: SANTOS, E. V. B. dos. O lúdico na educação infantil: o brincar como ferramenta pedagógica. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11363
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Vanessa Batista dos Santos.pdfEmanuela Vanessa Batista dos Santos769.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.