Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11376
Título: Entre letras e memórias: o processo de escolarização de Maria Lúcia Lopes da Silva na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Santana, Juliete Silva de
Palavras-chave: Memórias
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo tem por objetivo refletir sobre a memória de Maria Lúcia Lopes da Silva acerca de seus processos de escolarização, a partir de suas vivências no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), no ano de 2007 até o ano de 2014, ano em que a mesma esteve inserida na rede de ensino do munícipio de Sapé/PB. Para atender aos objetivos da pesquisa utilizamos a metodologia da história oral, com ênfase nos estudos de BOSI (1994), ao discutir sobre a memória como fonte de pesquisa e, no nosso caso, privilegiamos a memória oral, baseado nos escritos de MEIHY (2006) e DELGADO (2010) que se reportam sobre a história oral, enquanto metodologia. Os estudos destes teóricos contribuíram para a compreensão de nossa questão de pesquisa: Quais as implicações da passagem educacional, decorridas da alfabetização ofertada no PBA para a escolarização no espaço da escola pública da rede oficial de ensino, na aprendizagem da aluna pesquisada? Os resultados evidenciam que, para a aluna em questão, à volta e a permanência na escola foram elementos fundamentais para a construção de sua autoestima, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. O processo de escolarização contribuiu, principalmente, para que esta educanda se sentisse construtora da sua própria história, buscando sua valorização pessoal e a inclusão na sociedade.
Descrição: SANTANA, J. S. de. Entre letras e memórias: o processo de escolarização de Maria Lúcia Lopes da Silva na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11376
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliete Silva de Santana.pdfJuliete Silva de Santana1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.