Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11601
Título: A leitura de textos literários na sala de aula: reflexões sobre uma experiência docente
Autor(es): Silva, Pedro Carlos Nascimento da
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Prática Docente
Ensino Médio
Data do documento: 26-Set-2016
Resumo: Este trabalho evidencia estratégias para a abordagem do ensino de leitura de textos literários no Ensino Médio atreladas a reflexões acerca da prática docente, nas perspectivas que concernem aos caminhos e possibilidades adequadas de como ensinar literatura na escola, garantido um aprendizado que proporcione ao aluno uma formação integral. O artigo foi pensado a partir das reflexões teóricas e metodológicas no decorrer de um percurso acadêmico e docente, embasado em várias teorias que deram suporte ao trabalho, advindas das leituras de Jouve (2002), Farias (2014), Benevides (2008), Cosson (2000), Lajolo (2006), Paulino e Cosson (2009), Candido (2002), dentre outros. A intervenção didática foi desenvolvida no mês de agosto de 2016 em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública localizada no município potiguar de Serrinha. O trabalho foi exitoso com as abordagens em sala de aula, sendo imprescindíveis para a formação do cidadão crítico. As experiências da realização das práticas docentes foram culminadas com o processo efetivo de ensino-aprendizagem, o qual foi realizado por meio de uma prática docente adequada ao ensino de leitura literária, aquela que articula Literatura e dia-a-dia.
Descrição: SILVA, P. C. N. da. A leitura de textos literários na sala de aula: reflexões sobre uma experiência docente. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11601
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Carlos Nascimento da Silva.pdf11.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.