Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlcântara, Acácia Silva-
dc.date.accessioned2016-10-31T18:21:02Z-
dc.date.available2016-10-31T18:21:02Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11605-
dc.descriptionALCÂNTARA, A. S. Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande-PB, com o propósito de mostrar a importância da formação docente, das estratégias e práticas pedagógicas em construção como requisitos indispensáveis a efetiva implementação da Educação Étnico-racial. A ideia era investigar a razão pela qual os professores daquela unidade educacional já conseguiam colocar em práticas orientadas por um conteúdo que atendia as determinações da Lei 10.639/03 quando em outras unidades de ensino os docentes sequer haviam ouvido falar sobre a referida Lei. A pesquisa foi desenvolvida com base numa ampla revisão bibliográfica e documental, dentre os autores estudados estão: Tunari (2000), Kilisz (2004), Zotti (2004), Saviani (2009), Dalben & Gomes (2009), Andrade & Santos (2011) e outros que farão parte do meu acervo teórico. Dentre os documentos lidos estão: Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacional (1997), Lei 10.639/2003 – ampliada para 11.645/08, A Resolução Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais (2004) e outros documentos que tratam sobre a adoção de modelo de educação antirracista. Trata-se de um estudo explorátório cujo campo de estudo e as atividades lá desenvolvidas A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e da observação simples, com registro em diário de campo e fotográfico – utilizado para ilustrar as narrativas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados coletados o TCC ficou estruturado em quatro itens mostrando o que está determinado institucionalmente (leis, diretrizes, parâmentros e orientações) a possibilidade de efetivação da proposta. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possa mostrar que para efetivar a proposta de educação étnico-racial muitas práticas alternativas podem ser utilizadas pelo docente. E no caso específico das mostras pedagógicas constituem-se em estratégias eficazes, a partir das quais é possível contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação Étnico-racialpt_BR
dc.titleLei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Acácia Silva Alcântara.pdf32.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.