Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11643
Título: Alice's Journey as an immersion in the unconscious: an archetypical reading of Lewis Carroll's novel
Autor(es): Lima, Paloma Vasconcelos de
Palavras-chave: Análise literária
Psicologia analítica
Inconsciente
Arquétipo
Individuação
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a jornada do herói e seus aspectos simbólicos como uma analogia à imersão no inconsciente, que configura parte de um longo e complexo processo de desenvolvimento pessoal. Consideramos conceitos e abordagens da Psicologia Analítica desenvolvida por Carl G. Jung, como arquétipos, inconsciente coletivo e individuação, para analisar a obra Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll, relacionando o caminho da protagonista à jornada arquetípica como identificada por Joseph Campbell. A jornada do herói representa os ritos de passagem das narrativas mitológicas e pode ser vista como uma metáfora do processo de desenvolvimento individual, ou individuação. Considerando a jornada de Alice, propomos uma análise da história enquanto sonho, entendendo-o como um meio através do qual o inconsciente se mostra, revelando, simbolicamente, aspectos da psique que ainda não foram apreendidos conscientemente. A jornada de Alice fala de amadurecimento, enquanto ela se depara com os muitos ajustes necessários no período de transição entre a infância e o início fase adulta, assimilados e expostos pelo inconsciente em forma de sonho. Passagens da história como a queda na toca do coelho, o corredor de muitas portas, as mudanças de tamanho, e o encontro com vários personagens serão destacadas como importantes reflexos desse processo.
Descrição: Lima, P. V de. Alice's Journey as an immersion in the unconscious: an archetypical reading of Lewis Carroll's novel. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11643
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Vasconcelos de Lima.pdf503.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.