Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Emmanuelle Gama Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T15:56:58Z | - |
dc.date.available | 2016-11-07T15:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11661 | - |
dc.description | Lima, E. G. V de. Concepções de lúdico no processo de ensino e aprendizagem e sua prática. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de aprendizagem é algo de grande importância na formação do sujeito, dessa forma se faz necessário à utilização de ferramentas para que o aprendizado seja alcançado. O lúdico se apresenta, portanto, como um processo educativo, útil e eficaz no decorrer dessa formação. Buscou-se nesse artigo evidenciar as atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, em especial com as crianças da Educação Infantil. A importância desse trabalho reside em apresentar o lúdico como ferramenta de desenvolvimento psíquico, cognitivo, motor e social da criança e sua prática nas atividades voltadas para processo de ensino-aprendizagem, foco desta pesquisa. Para Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro a elaboração e aplicação de jogos adequados estimulam o imaginário infantil, além, do prazer em aprender. Para análise do lúdico na Educação Infantil, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, abrangendo livros, reportagens e artigos disponíveis em sites acadêmicos. Concluímos então que as escolas e os educadores devem estar preparados para promover o processo ensino-aprendizagem, a partir da ludicidade, com atividades criativas e prazerosas, de modo a contribuir para o desenvolvimento da educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria Célia de Assis | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Concepções de lúdico no processo de ensino e aprendizagem e sua prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EMMANUELLE GAMA VASCONCELOS DE LIMA.pdf | 463.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.