Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11662
Título: Artes visuais na educação infantil
Autor(es): Tito, Camila Sonaly Queiroz
Palavras-chave: Artes visuais
Educação infantil
Criança
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o trabalho realizado com artes visuais em uma instituição de Educação Infantil. Um olhar mais atento para estudos que envolve a Educação Infantil pode constatar uma atenção maior a temas relacionados à linguagem oral e escrita. Temas inerentes ao uso e exploração de outras linguagens, como o desenho e a pintura, consideradas artes neste nível de atendimento, parece não receber a devida atenção, na mesma proporção que a oralidade e a escrita. As linguagens artísticas sempre estiveram presentes no trabalho com crianças. Essas linguagens são utilizados no cotidiano da escola de Educação Infantil são utilizadas práticas artísticas, como formas de comunicação e atuação da criança, demonstrando a compreensão e significação do seu entorno, e sua própria cultura. O trabalho com as artes visuais na Educação Infantil não objetiva a beleza estética, mas a capacidade de produção e criação da criança segundo suas habilidades e sua visão de mundo. Ter um olhar diferenciado sobre as produções artísticas das crianças da Educação Infantil, percebendo-as como uma manifestação de seu desenvolvimento, pode ser um diferencial deste segmento educacional. O presente estudo é caracterizado por uma pesquisa observacional, descritiva, de abordagem qualitativa sendo realizado um estudo de caso em uma instituição pública de Educação Infantil, localizada no bairro das cidades, em Campina Grande/PB. Os dados foram coletados durante observações da rotina pedagógica de uma turma da pré-escola, envolvendo 25 crianças, entre maio e agosto de 2016, por um período total de 3 meses. Foi possível identificar que as professoras, conscientemente ou não, têm mediado situações de contato com as linguagens artísticas usando cinco tipos de intervenções: desenho, pintura, arte tridimensional e recorte. É notório que as artes visuais são uma forma que a criança tem de expressar sua visão de mundo e, com isso, desenvolver-se. Mediante tais observações se faz necessário cada vez mais incorporar esse tipo de aprendizagem e, os pedagogos compreenderem sua importância e variações dessa técnica.
Descrição: Tito, C. S. Q. Artes visuais na educação infantil. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11662
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CAMILA SONALY QUEIROZ TITO.pdf611.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.