Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11667
Título: A literatura infantil como recurso lúdico no processo da aquisição da leitura
Autor(es): Oliveira, Tatiany Nunes Clementino de
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento da criança
Literatura infantil
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A presente pesquisa intitulada “A literatura infantil como recurso lúdico no processo da aquisição da leitura”, tem como objetivo investigar a utilização da literatura infantil como recurso lúdico, pelos professores alfabetizadores, que trabalham na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizando a literatura no dia a dia em sala de aula, bem como, da literatura como apoio pedagógico e, os métodos aplicados para desenvolver o hábito de leitura nos alunos; conhecer quais os gêneros textuais utilizados com maior freqüência e verificar a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento de futuros leitores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen, (1994), do tipo Estudo de Caso Yin, (2010); Triviño, (2008). Para um melhor desenvolvimento da pesquisa buscou-se apoio em estudiosos no assunto como, Morais (1995), Coelho (2000), Cagliari (2009), entre outros, os quais fazem compreender a importância da literatura, no sentido de estimular a imaginação da criança, levando-as a momentos de encanto e novas descobertas. Enfim, diante do que foi exposto, espera-se que tal pesquisa tenha contribuído para os educadores da educação infantil, haja vista, ser o ponto chave da pesquisa, despertar o interesse pelo momento literário (lúdico) de modo a torná-lo, não apenas um momento de aprendizado mais também prazeroso e encantador.
Descrição: Oliveira, T. N. C de. A literatura infantil como recurso lúdico no processo da aquisição da leitura. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11667
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TATIANY NUNES CLEMENTINO DE OLIVEIRA.pdf383.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.