Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11669
Título: Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares
Autor(es): Silva, Yara Gomes
Palavras-chave: Cultura visual
Imagem
Ensino fundamental
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Este trabalho monográfico propõe analisar o lugar da imagem no repertório de atividades didático-pedagógicas da escola pública brasileira, a partir da premissa de que construímos nossos olhares sobre o mundo através da cultura visual. O objetivo geral é compreender a articulação da tecnologia à cultura visual como recurso pedagógico pelos professores. Quanto aos objetivos específicos, analisaremos como os professores fazem uso das imagens na sala de aula; identificaremos como a cultura visual contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos no espaço educacional; verificaremos como a cultura visual se articula com a formação identitária das crianças; e, conheceremos os significados atribuídos pelas crianças às imagens e às sociabilidades. Nosso referencial é composto pelos conceitos de cultura de consumo, de Certeau (2003), a discussão da escola como construção social, de Dayrell (1996), cultura e identidade, de Hall (2006, 2010), a leitura de imagens críticas, em Kellner (1995), a leitura de imagens, de Sardelich (2006), e a cultura infantil, a partir de Steinberg e Kincheloe (2001), dentre outros. Nossa abordagem metodológica é centrada na pesquisa qualitativa baseada em observações realizadas em sala de aula, registradas em diário de campo. De acordo com nossos resultados, compreendemos que aprender ou ter uma leitura visual diante de tantos recursos visuais, é importante para os tempos em que vivemos, bem como, o desenvolvimento de competências necessárias para ler e entender a cultura da imagem. Essa competência será desenvolvida ou não, dependendo da formação dos professores para o uso didático-pedagógico mais eficaz dos elementos da cultura visual, os quais devem fazer parte da formação continuada dos professores.
Descrição: Silva, Y. G. Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11669
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - YARA GOMES SILVA.pdf22.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.